O que é Microfisioterapia, na prática:
A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual, que visa identificar a origem da doença e estimular o processo de autocura do organismo, através da apalpação mapeada.
Esses fisioterapeutas franceses, desenvolveram mapas corporais específicos (similares aos meridianos da Medicina Oriental) e gestos manuais específicos e suaves.
A sua história evolutiva diz muito sobre você e sobre a sua saúde.
A finalidade da técnica é a de identificar a causa primária de uma doença ou disfunção, promovendo assim o equilíbrio e manutenção da saúde.
Além disso, em 1984 foi fundada a Associação Internacional de Microfisioterapia com sede na França (A.C.D.M.) que regulamenta e incentiva o estudo contínuo da técnica e promove congressos internacionais para atualizações.
Seu embasamento teórico e científico iniciou, primordialmente, pelo estudo e revisão criteriosa das seguintes áreas:
- Filogênese – estudo da evolução das espécies
- Embriologia – estuda o desenvolvimento dos seres vivos a partir da fecundação do óvulo até a formação de órgãos e sistemas.
- Ontogenia – estudo de um organismo durante todo o seu ciclo de vida.
Alias, um conceito usado em antropologia define também a técnica como “o processo através do qual cada um de nós incorpora a história da nossa própria formação”.
Então nossa história biológica começa muito antes de nascermos, passando pela vida intra-uterina e se estendendo em nossas trajetórias até o momento presente.
Carregamos informações, sobretudo, nas nossas células de nossas vivências pessoais, que podem questões herdadas de nossos pais.
No útero de nossas mães, já acumulamos experiências e sentimentos diversos, que carregamos por toda a vida.
E ainda, o processo evolutivo de nossa espécie também nos proporciona características e comportamentos.
O que é microfisioterapia e para que serve?
A microfisioterapia é uma técnica manual que consiste em identificar em nosso corpo a causa de um sintoma ou doença estimulando sua auto-cura.
Esta técnica pode ser aplicada em todos os indivíduos e todas as idades.
Técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas o seu sintoma.
A aplicação da técnica é feito com o paciente deitado em uma maca de preferência com roupas leves.
Buscamos encontrar pontos em restrições no corpo do paciente, utilizando-se de mapas específicos da microfisioterapia.
Encontrados, esses pontos são estimulados ao desbloqueio tomando em consideração a capacidade regenerativa que nosso sistema possui.
Capaz de identificar tecidos que perderam a sua função e vitalidade normal após eventos agressores ao organismo, promove o equilíbrio e manutenção da saúde.
A terapia busca sabe qual é a causa do desequilíbrio ou doença e em que fase da vida ocorreu, e se também é uma herança.
Indicações da Microfisioterapia
- Alergias (respiratórias e de pele)
- Enxaquecas
- Rinites
- Sinusites
- Depressão
- Distúrbios do sono
- Distúrbios hormonais ou sexuais
- Distúrbios alimentares, do metabolismo
- Refluxo Gastroesofágico
- Síndrome do pânico
- Alteração no funcionamento dos órgãos, gastrointestinais (constipação, azia, etc.)
- Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.)
- Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, fibromialgia, etc.)
- Traumas físicos entorses
- Ansiedade
- Fobias/Medos
- Fibromialgia
- Problemas escolares
- Falta de atenção e concentração
- Hiperatividade
- Agressividade
- Problemas urogenitais
- Vícios
- TDAH
Quais os Benefícios da Microfisioterapia?
A microfisioterapia promove a melhoria sistêmica do corpo, trata dores, promove a auto cura resolvendo a causa primária de uma doença, além de estimular o sistema imunológico.
Não há contra indicações para o tratamento e nem restrições quanto a idade a se beneficiar. É um método não invasivo, que respeita os limites do organismo e, portanto, pode ser aplicado desde o bebê até o idoso.
O intervalo entre consultas pode ser de 30 a 90 dias, para que o organismo tenha o seu tempo para realizar as modificações a que foi estimulado.
Quantas sessões de Microfisioterapia são necessárias?
São indicados ao menos 3 atendimentos, e a cronicidade pode ser uma variável com relação a esse número.
Os resultados serão percebidos desde a primeira consulta, no entanto, o número de atendimentos pode ser definido pela patologia apresentada e pela evolução de cada paciente frente aos seus sintomas.
Após o atendimento a palavra mais comum de ser ouvida do paciente ao levantar da maca é: leveza!
Observamos diferenças individuais quanto a responsividade à técnica, como em todo procedimento ou tratamento. Cada organismo apresenta um ritmo de resolução.
Repouso e hidratação afim de potencializar a reestruturação tecidual e por consequência a eficácia da técnica.
E ainda, costumo solicitar a restrição quanto a bebidas alcoólicas ou substâncias estimulantes.
Importante ressaltar que, sobretudo, esta técnica não se opõe a Medicina ou a Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.
Enfim, agora que você compreendeu os benefícios e aplicação da microfisioterapia (Microkinesitherapy), não perca mais tempo! Agende sua consulta…
Dr. Thalez é brasileiro, 40 anos. Graduado em Fisioterapia em 2002 na PUC – Pontifíca Universidade Católica do Paraná e Pós-Graduado em Fisioterapia do Trabalho, além de ter participado de diversos cursos de formação internacional. Conta com experiência profissional de 16 anos nas áreas de Fisioterapia e Microfisioterapia. FISIOTERAPEUTA – 44.400