Intolerância Alimentar

Intolerância, alergias e tratamentos

Intolerância Alimentar: O que é?

A Intolerância Alimentar é uma dificuldade encontrada pelo organismo humano em digerir certos alimentos. É uma reação adversa ao alimento que não envolve o sistema imunológico. Neste caso, as reações são mais amenas comparando-se a alergia alimentar e podem afetar intestinos, estômago, esôfago, pâncreas e fígado.

A intolerância ao leite, também conhecida como deficiência de uma enzima chamada lactase, que é classificado como um tipo de açúcar presente no leite e seus derivados, aparece frente a incapacidade que o corpo tem de digerir a lactose.

O intestino não produz a quantidade suficiente de lactase, enzima esta que cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

 

Sobre a alergia alimentar

A alergia alimentar é resultado de uma reação alérgica do sistema imunológico contra um determinado alimento que para a maioria das pessoas seria inofensivo. Algumas pessoas apresentam alergia a mais de um alimento de grupos diferentes, chamada de alergia alimentar múltipla.

Como se houvesse um ataque ao sistema, A alergia ao leite é uma reação do organismo às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina).

A alergia alimentar se apresenta de forma mais corriqueira em crianças. Ocorre aproximadamente em 6% das crianças menores de três anos e de 3,5% em adultos e estes valores parecem estar aumentando ao longo do tempo.

As reações a substâncias químicas presentes nos alimentos são raras (são menores de 1%).

 

O que se observa na hipersensibilidade a alimentos

Na pele destes pacientes: observa-se as lesões vermelhas e volumosas chamadas de Urticária e angioedema. As manifestações cutâneas são as mais comuns de alergia alimentar.

 

Manifestações de sistema digestivo a alergia alimentar

Imediatamente ocorrem irritações no sistema digestivo desde a boca, esôfago, estomago, e intestinos.

São comuns náuseas, vômitos, dores abdominais e diarréia, que em geral aparecem em minutos ou até duas horas após a ingestão do alimento. Os alimentos mais envolvidos são: leite de vaca, ovo, amendoim, soja, trigo e frutos do mar.

Fica restrita a boca e faringe a alergia oral, sendo de  início rápido e apresentando inchaço, vermelhidão, coceira e queimação de lábios, língua, palato e garganta. Na Pele normalmente ocorrem coceiras, vermelhidão e inchaço muito acentuados.

 

As alergias que afetam o sistema humano

  • Sistema digestório: também ocorrem coceiras e inchaço dos lábios. dor abdominal, sabor metálico na boca, náuseas, vômitos e diarreia;
  • Sistema respiratório: é o principal órgão do choque anafilático. Pode ocorrer sensação de garganta “fechando”, sufocamento e dificuldade para respirar e falar devido fechamento da glote, tosse seca;
  • Sistema cardiovascular: dor torácica, perda do ritmo cardiaco, baixa da pressão arterial;
  • Sistema nervoso: confusão metal, sonolência, convulsões, perda de consciência e coma.
 

Como se evita a alergia a alimentos?

O único tratamento da alergia alimentar é retirar da dieta os alimentos que provoquem as alergias, chamados de alérgenos. Muitos alimentos potencialmente alergênicos como ovo, soja e alguns legumes estão presentes em alimentos industrializados.

 

Utilizando a Microfisioterapia como tratamento

Trabalhando através da microfisioterapia encontraremos as relações em vivências reais correlatas com o alimento, ao horário e situação onde o cérebro arquiva minuciosamente todo contexto. Pontos relacionados a intestino, delgado ou grosso serão estimulados a liberação e a um melhor funcionamento de modo geral. O corpo fará uma releitura o que proporcionaria um desvincular da situação com o alimento que o faz sentir desconfortos.

Reações Alérgicas

  • Esofagite alérgica: Caracteriza-se por apresentar inflamação nas camadas mucosa, muscular e/ou serosa do esôfago;
  • Proctite alimentar: são as fezes amolecidas contendo muco e sangue induzida por proteína alimentar. É um sinal de inflamação em intestino. A perda de sangue é pequena, porém, deve ser dada atenção, pois pode provocar anemia;
  • Anafilaxia: é uma reação alérgica grave, aparece no corpo em forma de hipersensibilidade, tem manifestações súbitas e a intervenção precisa ser emergencial. O conjunto de sintomas estão a niveis: digestório, respiratório, nervoso e cutâneo.

Agende uma Consulta

Nome:

E-mail:

Celular:

Cidade onde deseja atendimento:

Sua mensagem:

Veja também…

fibromialgia

Fibromialgia

Informações sobre a Fibromialgia

depressão

Depressão

Informações sobre a Intolerância Alimentar

Iniciar Conversa
1
Estou online! É só chamar!
Está com dúvidas ou quer agendar uma consulta? Pode me chamar no Whats!
Powered by