O refluxo gastroesofágico – RGE ocorre em aproximadamente 25% dos bebês. É definido como o retorno involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago. Sendo o segundo maior problema das doenças do trato digestivo.
O RGE em crianças é classificado em fisiológico, funcional e patológico primário e secundário:
O RGE fisiológico é caracterizado por refluxo episódico, no período pós refeição, e pode ocorrer até três episódios curtos, nas duas primeiras seguintes a refeição.
Já o RGE funcional ocorre em maior frequência do que o fisiológico, porém, sem causar doença para a criança. Ele é denominado funcional por não haver qualquer disfunção básica (mecânica, inflamatória, infecciosa ou bioquímica) que possa levar ao refluxo. Trata-se de um processo de maturidade gastrointestinal.
O refluxo ainda pode ser oculto ou silencioso, podendo se transformar em patológico.
Complicações ocasionadas pelo RGE
Dentre as complicações do RGE cita-se a asma brônquica e os problemas otorrinolaringológicos, problemas de alimentação, cólica do lactente e erosão dentária.
O RGE também pode ser considerado o fator responsável pela dificuldade alimentar, tanto em recém nascidos como em crianças maiores.
Sintomas de Refluxo Gastroesofágico
Os sintomas mais comuns que sugerem um problema de alimentação são dificuldades na sucção e deglutição, apneia, tosse repetitiva e/ou engasgos, irritabilidade excessiva, alterações de comportamento durante a alimentação, tempo de amamentação maior que 30 a 40 minutos, recusa alimentar e déficit de crescimento
A ocorrência de vômito, regurgitação, engasgos, falta de ar, esofagite, disfagia, queimação e dores abdominais fazem com que a criança relacione a alimentação com desconforto, dor e desprazer.
Tratamento do Refluxo Gastroesofágico pela Microfisioterapia
Atualmente, é muito comum os atendimentos através da Microfisioterapia e Nova Medicina Germânica em neonatos com refluxo e resultados bastante expressivos.
Primeiramente, as mães trazem ao consultório seus filhos com 30 dias de vida. Com a Microfisioterapia, o resultado é visível após 40 dias. Enfim, eles retornam com sintomas diminuídos, menos chorosas e resistentes a alimentação.
Na maioria destes casos, todavia, 2 atendimentos são suficientes para sanar grande porcentagem dos sintomas.
A Microfisioterapia pode ajudar no tratamento do RGE – Refluxo Gastroesofágico e amenizar seus sintomas. Agende sua consulta…
Dr. Thalez é brasileiro, 40 anos. Graduado em Fisioterapia em 2002 na PUC – Pontifíca Universidade Católica do Paraná e Pós-Graduado em Fisioterapia do Trabalho, além de ter participado de diversos cursos de formação internacional. Conta com experiência profissional de 16 anos nas áreas de Fisioterapia e Microfisioterapia. FISIOTERAPEUTA – 44.400