O termo técnico para o hábito de roer as unhas é onicofagia e “pode levar a problemas psicossociais significativos e ter um impacto negativo na qualidade de vida” das pessoas, de acordo com um estudo publicado em 2016 na revista on-line PubMed.com

Estudos estimam que o hábito afete em torno de 30% da população mundial.

Os motivos para a prática variam: nervosismo, ansiedade, tédio, fome, frustração e até mesmo como uma forma de relaxamento.

roer as unhas

Entretanto, as causas que levam a isso ainda permanecem um mistério para a ciência e para a comunidade médica. Como afirma um estudo sobre o tema publicado na revista especializada Iranian Journal of Medical Sciences, segundo informações da BBC Brasil.

Roer unhas também pode causar problemas nas unhas, dentes, gengivas e articulação temporo-mandibular.

Para pesquisadores, este problema é tão difícil de tratar que é preciso um esforço multidisciplinar envolvendo dermatologistas, pediatras e dentistas, fonoaudiólogos.

As estatísticas estimam que 45% dos adolescentes roem as unhas. No entanto este número cai de forma significativa quando falamos de adultos. O dado sugere que é possível sim abandonar o hábito, por mais difícil que seja.

A maioria dos que conseguem relatam fracasso em tentativas anteriores. Felizmente, os métodos são muitos e variam desde soluções domésticas, como as broncas dos pais e amigos, substâncias com sabores desagradáveis colocadas nos dedos, até terapias ou dispositivos como pulseiras que dão choques elétricos para tentar corrigir vícios.

Onicofagia e a Microfisioterapia

Com certa frequência recebo em consultório e buscando uma possível solução da onicofagia através da microfisioterapia, leitura biológica ou constelações.

Na maioria das vezes os pais levam seus filhos, que ainda pequenos já roem as unhas das mãos e até mesmo dos pés.

Muitas vezes também apresentam associado quadro de ansiedade, agitação, agressividade, sono agitado.

Felizmente os resultados aparecem em boa porcentagem ou até mesmo em sua totalidade dentro de 3 ou 4 atendimentos.

 

A Microfisioterapia pode ajudar no tratamento de diversas doenças e transtornos, inclusive da onicofagia. Agende sua consulta…

Referências:

www.veja.abril.com.br/saude/por-que-as-pessoas-roem-as-unhas-e-como-parar-com-o-habito/

Avalie nosso conteúdo!

Clique na estrela para avaliar

Classificação média / 5. Votos:

Iniciar Conversa
1
Estou online! É só chamar!
Está com dúvidas ou quer agendar uma consulta? Pode me chamar no Whats!
Powered by