As constelações estruturais são uma evolução do trabalho com constelações de Insa Sparrer e Matthias Varga von Kibèd e continuam em constante desenvolvimento desde que estes a criaram em 1989.

A sua nota característica é centrarem-se na estrutura e dinâmica do tema e não no seu conteúdo, podendo por isso trabalhar-se com elas sem que seja preciso explicitar o conteúdo do problema.

Atualmente as SySt englobam mais de 100 formatos diferentes e podem ser utilizadas para temas pessoais, sociais, laborais e organizacionais.

Constelações Estruturais

O trabalho sistêmico estrutural constitui a maior inovação no campo sistêmico e das constelações e incorpora ferramentas e recursos de um enorme leque de escolas e disciplinas (Virginia Satir, PNL, Hipnose Ericksoriana, escola de Milão e Heildelberg, constelações estruturais familiares, enfoque centrado nas soluções.

Empresas com alma, empresas com futuro. Desenvolvemos processos de transformação. Buscamos mudanças generativas nas organizações e líderes de uma perspectiva sistêmica. Colocamos a PESSOA no centro e promovemos um novo paradigma da cultura organizacional. Geiser Works.

Forma de Aplicação da Técnica

Nas constelações estruturais trabalham-se diversos elementos através de:

  • Estruturas lógicas (problemas, objetivos, obstáculos, sintomas, recursos, traumas,temas não vistos, polaridades de crenças, conflito de convicções, situações de decisão, alternativas);
  • Partes internas (ocultas, sentimentos, emoções, conflitos emocionais, sonhos); 
  • Famílias;
  • Organizações;
  • Roteiros;
  • Dimensões da vida (futuro, passado, presente, a vida, a morte, o amor, a paz, a guerra, a doença, a saúde, o corpo – órgãos, membros -, sintomas, doenças); 
  • Conflitos de interesses (pessoas, instituições, empresas, setores). 

Áreas de Aplicação

As constelações estruturais centram a sua atenção na estrutura e nas dinâmicas dos temas. E, portanto, não no conteúdo pelo que podem ser de grande utilidade para uma multiplicidade de temas e áreas distintas:

  1. Terapia e Mediação: Conflitos pessoais, relacionais e familiares; desenvolvimento e crescimento pessoal.
  2. Consultoria e RH: gestão da mudança, fusões, empresas familiares, decisões estratégicas, clima laboral, organização de departamentos, objetivos, equipes de projeto, situações de crise, conflitos entre áreas e papéis.
  3. Marketing e Vendas: lançamento de campanhas, produtos, marcas, planos de negócio, abertura de mercados, simulação de cenários.
  4. Coaching: desenvolvimento de talento, planos de carreira, reorientação profissional.

As constelações estruturais podem ser feitas com um grupo ou de forma individual em consultório.

As constelações estruturais é mais uma das técnicas utilizadas pelo Dr. Thalez Perdoncini na Microfisioterapia.

Gostou desta técnica? Agende sua consulta…

 

A Microfisioterapia pode ajudar no tratamento de diversas doenças e transtornos, agende sua consulta…

WhatsApp chat