A enxaqueca é uma patologia muito comum, que atinge milhões de pessoas no mundo. Porém, conforme outras doenças, esta também apresenta causas relacionadas a hábitos e comportamento do dia a dia. Assim, confira quais as causas da enxaqueca lendo este artigo!
Causas da Enxaqueca – Comportamento Alimentar
Com base em pesquisas realizadas, alguns sujeitos disseram que suas dores de cabeça eram consideradas (por outros)desculpas para não realizar e cumprir trabalho, educacional, familiar, sexual, entre outros.Também é ligada e questionada a tipo de “queixa comum que todos têm e é resolvido com uma aspirina”.
Destas características, algumas das estratégias que os sujeitos disseram que usaram foram: esconder a dor ou modificá-la “para uma mais aceitável“.
Há pouco, uma investigação num bairro industrial de Berlim, verificando que 30% dos operários se queixavam de cefaleias crônicas, mais ou menos freqüentes, a maioria delas classificáveis como enxaqueca ou cefaleia vasomotora. Na Europa, chama-se “cefaleia vasomotora” as cefaleias persistentes desacompanhadas de outros sintomas de importância. Considerando basicamente, ao diagnóstico de enxaqueca, a ocorrência de crises paroxísticas: ambas as formas têm íntimo parentesco etiológico – distúrbios da vasomotricidade encefálica – razão pela qual nos Estados Unidos a denominação de “enxaqueca” é dada às duas formas de cefaleia.
De um estudo feito na Universidade Livre de Berlin: nada sabemos das relações da enxaqueca com as condições gerais do metabolismo. Embora tenham sido feitas muitas investigações nesse sentido. Prescrições de regimes alimentares são, por isso, sem fundamento, a não ser que se pretenda utilizá-las como fator sugestivo, por este autor.
Mais estudos apontam componentes nutricionais relacionados à enxaqueca. A alimentação pode afetar na crise de enxaqueca através de mecanismos químicos e imunológicos. Contudo, mecanismo químico está relacionado aos constituintes da alimentação, enquanto o imunológico relaciona-se à alguma intolerância alimentar.
Pessoas que utilizaram uma dieta de eliminação, onde foram suprimidos determinados alimentos, mostraram que os sintomas de migrânea diminuíram, retornando a reinserção do alimento à dieta.
Intolerância Alimentar
As intolerâncias alimentares é um dos tópicos abordado no site e acaba sendo correlato no assunto sobre causas da enxaqueca.
A mudança nos hábitos alimentares dos animais influenciou, ainda, o sono, a vigília, a temperatura corporal, a pressão arterial e a frequência cardíaca. Alguns comportamentos alimentares, por exemplo, “fazer jejum” ou “pular refeições” foram relatados como os principais fatores desencadeantes da enxaqueca. Segundo Brenner & Lewis, 2008, em crianças, os principais alimentos que desencadeiam a dor são o chocolate, o queijo e as frutas cítricas.
Outros Fatores da Enxaqueca
Importante é que o paciente mantenha modo de viver regular, especialmente quanto ao sono. Entretanto, conhecida enxaqueca dos domingos ou dos dias feriados é devida ao fato de que os pacientes permanecerem acamados durante tempo maior do que o de costume.
Entre o estado de sono e o de vigília, da mesma maneira que estar deitado e estar de pé, existem relações do tônus não apenas da musculatura como também dos vasos arteriais e venosos. Assim, deve-se recomendar aos sofredores de enxaqueca que durmam regularmente e não permaneçam deitados depois de acordados.
Com adolescentes, em rápido crescimento, deve-se observar que tomem suas refeições em intervalos regulares. É de conhecimento geral que os indivíduos sofredores de enxaqueca não suportam álcool.
As enxaquecas que apresentam maiores dificuldades à terapêutica são as de origem climatérica. Em casos de enxaqueca menstrual comum podem ser obtidos bons resultados com o emprego da testosterona.
Microfisioterapia – Tratamento para Enxaqueca
A microfisioterapia, também é indicada ao tratamento dessa patologia. Baseado no estudo de sintomas e causas da enxaqueca, estudos apontam a utilização desta técnica com resultados promissores.
A Microfisiosc disponibiliza o tratamento para enxaqueca através da microfisioterapia. Seja um dos diversos pacientes que já se beneficiaram com o tratamento!
Agende agora sua consulta e melhore sua qualidade de vida!

Dr. Thalez é brasileiro, 40 anos. Graduado em Fisioterapia em 2002 na PUC – Pontifíca Universidade Católica do Paraná e Pós-Graduado em Fisioterapia do Trabalho, além de ter participado de diversos cursos de formação internacional. Conta com experiência profissional de 16 anos nas áreas de Fisioterapia e Microfisioterapia. FISIOTERAPEUTA – 44.400