Os transtornos de personalidade afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, a forma que ele vê o mundo, a maneira de expressar as emoções, o comportamento social. Caracteriza, portanto, um estilo pessoal de vida mal adaptado, inflexível e prejudicial a si próprio e/ou aos conviventes.
Como podem ser classificados os transtornos de personalidade?
Esses transtornos podem ser divididos em 3 grupos:
- Grupo A: paranoides, esquizoides e esquizotípicos. Esses indivíduos são os considerados “excêntricos” e “esquisitos”.
- Grupo B: antissociais, fronteiriços, histriônicos e narcisísticos. Essas pessoas têm personalidades dramáticas, emotivas e volúveis.
- Grupo C: inclui os dependentes, os evitativos e os obsessivo-compulsivos. Tratam-se personalidades ansiosas e com tendência para o medo.
Segundo Hagop S. Akiskal, cerca da metade a dois terços dos pacientes classificados como “borderline” pertenceriam ao grupo das doenças do humor (afetivas), sendo, em sua maioria, integrantes do “espectro bipolar”.
Muitos desses pacientes caracterizam-se por ter instabilidade nas relações afetivas, no trabalho, e na vida em geral. Freqüentemente, essas pessoas passam da “calmaria” afetiva à “tempestade” das automutilações e das tentativas de suicídio. Sobretudo, a utilização de drogas continuamente se associa ao quadro.
As diferenças diagnósticas
Em consulta com médico especialista será feito o diagnóstico preciso de cada caso e tomadas as providências com a abordagem ideal levando em consideração o paciente em sua totalidade.
A Microfisioterapia pode ajudar no tratamento de diversas doenças e transtornos, agende sua consulta…
Sobre a microfisioterapia
O número é crescente de pacientes que dão créditos a microfisioterapia, em busca de maiores resultados frente a todos os sintomas descritos pela literatura e dentro de abordagens multidisciplinares.
Desta forma, as pessoas que chegam até meu consultório por recomendações de amigos que tiveram seu estado de saúde geral potencializada me traz grande satisfação da eficiência desta técnica.
Referências bibliográficas:
ARAÚJO. Álvaro Cabral. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais – o DSM-5. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007
PORTO, José Alberto Del. Conceito e diagnóstico. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000500003
ROCHA. Clínica Dr. Rocha .Transtornos de Personalidade. Disponível em: https://clinicadrrocha.com.br/psicopatologias/transtornos-de-personalidade/
Dr. Thalez é brasileiro, 40 anos. Graduado em Fisioterapia em 2002 na PUC – Pontifíca Universidade Católica do Paraná e Pós-Graduado em Fisioterapia do Trabalho, além de ter participado de diversos cursos de formação internacional. Conta com experiência profissional de 16 anos nas áreas de Fisioterapia e Microfisioterapia. FISIOTERAPEUTA – 44.400