O que é Refluxo gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico (RGE) é o retorno involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago. É um disturbio digestivo em que o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação.

Sintomas do Refluxo gastroesofágico

Os Sintomas do Refluxo Gastroesofágico são:

• Azia
  • Indigestão
  • Sensação de queimação na garganta
  • Regurgitação de alimentos
  • Dificuldade de engolir
  • Tosse seca após alimentar-se
  • Laringite e outras infecções

Refluxo em Bebês

O RGE Refluxo Gastroesofágico, ocorre em aproximadamente 25% dos bebês assustando pais, trazendo muito desconforto para o bebê, pelos engasgos e leite regurgitado.

Refluxo em Adultos

O refluxo também assola quase 20% dos adultos, sendo o segundo maior problema das doenças do trato digestivo. Muitos adultos tem refluxo há anos, sofrendo sem encontrar solução para o refluxo.

Tratamento do Refluxo Gastroesofágico pela Microfisioterapia

A Microfisioterapia e a Nova Medicina Germânica trazem uma nova luz à resolução do Refluxo Gastroesofágico.

Tanto em adultos com refluxo quanto em bebês, neonatos com refluxo, os resultados bastante expressivos.

No caso de bebês, primeiramente, as mães trazem ao consultório seus filhos com 30 dias de vida.

Com a Microfisioterapia, o resultado é visível após 40 dias. Enfim, eles retornam com sintomas diminuídos, menos chorosas e resistentes e menos resistentes à alimentação.

Na maioria destes casos, todavia, 2 atendimentos são suficientes para sanar grande porcentagem dos sintomas.

A Microfisioterapia pode ajudar muito no tratamento do refluxo, amenizando e até eliminando seus sintomas.

Entendendo mais sobre o RGE

O refluxo em crianças é classificado em fisiológico, funcional e patológico primário e secundário:

•  O RGE fisiológico é caracterizado por refluxo episódico, no período pós refeição
  • Pode ocorrer até três episódios curtos, nas duas primeiras seguintes a refeição.
  • Já o RGE funcional ocorre em maior frequência do que o fisiológico, porém, sem causar doença para a criança
  • O RGE funcional é denominado funcional por não haver qualquer disfunção básica (mecânica, inflamatória, infecciosa ou bioquímica) que possa levar ao refluxo. Trata-se de um processo de maturidade gastrointestinal

O refluxo pode ser oculto ou silencioso, podendo se transformar em patológico.

Complicações ocasionadas pelo Refluxo Gastroesofágico

Dentre as complicações do RGE cita-se:

• A asma brônquica
  • Os problemas otorrinolaringológicos
  • Os problemas de alimentação
  • A cólica do lactente
  • E a erosão dentária
  • O RGE também pode ser considerado o fator responsável pela dificuldade alimentar, tanto em recém nascidos como em crianças maiores

RGE - Refluxo Gastroesofágico

Outros Sintomas de Refluxo Gastroesofágico

Os sintomas mais comuns que sugerem um problema de alimentação são dificuldades na sucção e deglutição, apneia, tosse repetitiva e/ou engasgos, irritabilidade excessiva, alterações de comportamento durante a alimentação, tempo de amamentação maior que 30 a 40 minutos, recusa alimentar e déficit de crescimento

A ocorrência de vômito, regurgitação, engasgos, falta de ar, esofagite, disfagia, queimação e dores abdominais fazem com que a criança relacione a alimentação com desconforto, dor e desprazer.