Relaciona-se diretamente com ansiedade, irritabilidade, instabilidade emocional, tensão,ira, tristeza, agressividade, atividade diminuída, autoconfiança diminuída, confusão mental, crises de choro, desatenção, descuido da aparência, agitação, anorexia, apetite aumentado, “desejos” ou ânsia por alimentos ricos em carboidratos ou salgados, acne, constipação intestinal, diarreia, dismenorreia, dores, edema, mal-estar, mamas doloridas, náusea, urinar muito ou muito pouco, peso aumentado, entre outros.

A síndrome pré-menstrual (SPM) atinge a mulher na fase reprodutiva provocando alterações físicas, psíquicas e sociais, comprometendo o relacionamento e afetando a produtividade no ambiente familiar, social, escolar e profissional.

Aparece na fase pré-menstrual e tem seu fim quando a menstruação começa.

TPM ou SPM

Atinge 73 a 95% das mulheres em idade fértil, as quais apresentam pelo menos algum sintoma de intensidade leve.

Pelo menos de 3 a 11% sofrem de transtornos de intensidade suficiente para alterar suas atividades da vida quotidiana.

O DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) reclassificou no capítulo dos Transtornos Depressivos.

TPM ou SPM e a Microfisioterapia

Inúmeras pacientes ao longo da minha carreira de atuação obtiverem grandes benefícios em torno desses sintomas, independente da idade.

Os sintomas citados no primeiro parágrafo deste texto amenizam de forma geral.

Referências